Linha do Tempo

  • 1994

    Em 1994 nascia a Fecularia Lopes, em Nova Londrina-PR, que pouco depois se tornaria Alimentos Lopes. Desde o início, é a única unidade responsável pela produção de todo o mix de produtos da marca.

  • 2009

    Depois de 15 anos, foi o momento da primeira expansão. A indústria começava a se consolidar no mercado e, em 2009, inaugurou sua segunda unidade, em Santa Cruz do Monte Castelo-PR, focada na produção de féculas.

  • 2011

    A partir de então seu crescimento foi acelerado, e 3 anos depois, em 2011, para atender à crescente demanda das féculas, já estavam inaugurando sua terceira unidade, agora em Icaraíma-PR.

  • 2015

    Puxado pela alta demanda das féculas, outros produtos derivados da mandioca começaram a também ganhar espaço, e foi assim que nasceu, em 2015, a quarta unidade da indústria, em Naviraí-MS.

  • 2018

    Mais uma vez, o principal produto da marca, a fécula, exigiu expansão em pouco tempo e, para concentrar a maior produção junto da Matriz, em 2018 foi inaugurada a unidade filial de Nova Londrina-PR.

  • 2021

    Atualmente a indústria soma a capacidade de mais de 1800 toneladas de processamento de raiz por dia, sendo uma das maiores indústrias do segmento no país. E segue lançando novos produtos e melhorando seus processos a cada dia.

Sobre Nós

A ALIMENTOS LOPES, inicialmente denominada FECULARIA LOPES, iniciou suas atividades no ano de 1994 com um grupo de 4 irmãos empreendedores que estavam ligados à agricultura e à pecuária na região de Nova Londrina, extremo Noroeste do Paraná. Assim, unidos entre si, eles começaram a buscar oportunidades de negócios que poderiam agregar mais valor aos conhecimentos que outrora vinham adquirindo desde o berço, trabalhando na roça.

Estudando melhor as oportunidades que o campo de trabalho oferecia, pensaram numa indústria ligada à mandiocultura, haja vista que a região possuía já, à época, pequenos produtores e que, juntos, ofereceriam a esses produtores oportunidades ainda maiores quanto à expansão da cultura da mandioca na região. Com as ideias em ordem e com muita coragem, assentaram os primeiros tijolos no parque fabril, era o início da construção de uma próspera fecularia. 

Os 4 irmãos, principiantes no ramo, passaram por muitos obstáculos e por muitas dificuldades, porém, sempre munidos de fé, acreditando, desde o início desse projeto, que tudo poderia dar certo, seguiram em frente. No decorrer dos anos, foram se juntando a eles outras pessoas, isto é, os funcionários e colaboradores, que também acreditaram na empresa e, com muita dedicação, os ajudaram a construir essa importante história.

Em 2021, completamos já 27 anos de “vida”! E foi com muita dedicação e foco no decorrer de todos esses anos que obtivemos o crescimento almejado, pois hoje, contamos com 5 unidades modernas de processamento de raiz de mandioca,  com mais de 380 empregos diretos, e contamos ainda com uma frota própria para transportar o nosso sagrado alimento para todo território brasileiro. Por isso, é com muita humildade que manifestamos nosso respeito a todos que fazem parte da nossa história.

Política de Qualidade

Nós, da Alimentos Lopes, entendemos que produzir com qualidade é critério inquestionável no processo fabril; por isso, uma das premissas mais significativas de nossa empresa se resume em oferecer sempre o melhor para todos os nossos consumidores. Conceito esse aplicado nos campos onde são cultivados os plantios, estendendo-se pelo processo fabril dentro das fábricas, onde tudo é inspecionado rigorosamente, ou seja, desde a escolha da melhor raiz de mandioca até mesmo às boas práticas de fabricação, tudo é fundamentalmente bem pensado para levarmos a melhor qualidade às mesas das famílias brasileiras. Com isso, os produtos LOPES ganharam a confiança dos consumidores, que passaram a reconhecer o nosso portfólio de produtos como a marca de excelência e de sua preferência.  

Sustentabilidade

Ser hoje uma empresa responsável só faz sentido se as ações atuais dela não comprometerem o planeta e as gerações futuras. Ciente do papel que cada organização tem na sociedade, a Alimentos Lopes sempre busca o aperfeiçoamento dos seus meios produtivos com o foco na eficiência energética. Nesse sentido, uma de suas maiores conquistas foi a adoção de geração de gás metano através de biodigestores instalados em todas as plantas industriais, pois estes usam o próprio efluente do processo produtivo para geração do gás que é queimado nas caldeiras, em substituição a grande quantidade de lenha que antes era necessária ser queimada para a secagem de produtos. 

Missão

Oferecer qualidade aos nossos clientes a fim de levar mais sabor para a mesa de suas famílias, como uma forma também de melhorar seus dias com algo que é feito com extremo cuidado e muito amor.

Visão

Sermos a marca de alimentos derivados da mandioca mais reconhecida por sua qualidade no país.

Valores

Responsabilidade máxima com a qualidade dos produtos, com a valorização e com o investimento profissional da equipe.

Processo de Produção

Tudo se inicia no plantio, com todos os cuidados necessários para garantir a qualidade do solo e, consequentemente, do insumo para a produção.

Da colheita à indústria: após um ano do plantio, as raízes encontram-se em condições favoráveis para a extração, e são encaminhadas para a indústria.

Já na fábrica, as raízes passam pelo processo de lavagem para retirada de impurezas. Em seguida, acontece extração da polpa e separação do amido, que é lavado e levado para a secagem para virar pó (fécula pronta).

Por fim, acontece o empacotamento dos produtos, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, para chegar prontinho e com a máxima qualidade na sua casa.

Conheça Nossa Fábricas

Nova Londrina (PR) - Matriz

Com capacidade de processamento de 300 toneladas ao dia, é responsável pela produção de: fécula, tapioca, polvilhos, empacotados como farofa, farinha, pipoca, trigo para quibe, sagu, canjica e outros derivados de milho.

Nova Londrina (PR) - Filial

Mais tarde, com o rápido crescimento e a alta demanda, especialmente de fécula, foi inaugurada a unidade filial de Nova Londrina, com capacidade de processamento de 400 toneladas ao dia.

Naviraí (MS)

A unidade representa o maior volume de produção diária de toda a indústria, com capacidade de processamento de 500 toneladas ao dia. Na unidade, a produção é focada em féculas, amidos modificados e polvilhos.

Icaraíma (PR)

Mais uma unidade dedicada à produção de féculas, principal produto da indústria, Icaraíma é responsável pelo processamento de 400 de toneladas de raiz ao dia.

Santa Cruz M Castelo (PR)

Mais uma unidade dedicada à produção de féculas, principal produto da indústria, Icaraíma é responsável pelo processamento de 400 de toneladas de raiz ao dia.